Receitas caseiras que fazem maravilhas para os cabelos maduros

Assim como a pele, os cabelos também estão sujeitos à ação do tempo. Com a chegada da menopausa e as alterações hormonais que a acompanham, é comum ver aquela cabeleira toda perder o volume e a hidratação natural dos fios, que ficam mais finos, sem brilho e quebradiços. Sem contar os efeitos dos produtos químicos para alisamentos e tinturas, dos secadores e chapinhas e até mesmo do sol.

Cuidados com os cabelos no inverno

Além dos fatores biológicos, as mudanças climáticas também interferem na beleza dos cabelos. No frio, por exemplo, os fios ficam mais desidratados. “A baixa umidade relativa do ar leva à perda de água do interior da haste capilar’, explica o dermatologista e tricologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC). Por isso, os cabelos maduros precisam de atenção redobrada no inverno.

Cabelo é proteína: capriche na alimentação

“Os cuidados com o sol e a alimentação também influenciam a saúde dos cabelos’, explica a dermatologista Tatiana Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Uma dieta balanceada é importante, com proteínas, ferro e vitamina C. O cabelo é proteína e precisa dela para brilhar em todas as idades.’

Hidratação caseira: óleos vegetais e frutas

Portrait of a woman with stylish white hair.

Portrait of a woman with stylish white hair.

Também é recomendado incorporar a hidratação na sua rotina de beleza, no salão ou em casa. Uma alternativa antiga e baratinha é recorrer às receitas caseiras, preparadas com a combinação de frutas e óleos vegetais, por exemplo. No entanto, não saia passando nas madeixas qualquer mistura que encontrar no Google, pois o barato pode acabar saindo caro.

“Algumas dicas e receitas da internet sugerem usar os óleos vegetais, por exemplo, diretamente nos cabelos, mas essa prática pode levar a efeitos colaterais, como vermelhidão, descamação, ressecamento, irritações e piora da lesão’, alerta Tatiana. Segundo a especialista, esses óleos têm se mostrado importantes coadjuvantes para manter cabelo e pele hidratados, nutridos e fortalecidos, mas é sempre bom consultar um dermatologista para analisar as necessidades de cada cabelo.

Para não cair em ciladas, o diretor da SBC compartilha a seguir receitas fáceis para cada tipo de cabelo. Todas elas são seguras —desde que você não tenha alergia a qualquer um dos componentes da ‘receitinha’, dê uma passada na feira ou mercadinho mais próxima e mãos à obra!

Abacate e clara de ovo para cabelos secos. Bata no liquidificador meio abacate e a clara de um ovo. Aplique o creme sobre os cabelos molhados, enrole uma toalha na cabeça ou use uma touca térmica. Deixe agir por 20 minutos. Frequência: uma vez por semana.

Abacaxi e amendoim para cabelos oleosos. Misture meio abacaxi picado com uma colher de chá de óleo de amendoim, de soja ou de amêndoa e bata no liquidificador. Aplique nos cabelos molhados e deixe agir por 20 minutos. Frequência: duas vezes por semana.

Manga para cabelos normais. Corte uma manga grande em pedacinhos e acrescente a clara de um ovo. Bata. Aplique nos cabelos molhados e deixe agir por 20 minutos. Frequência: duas vezes por semana.

Banana para fios crespos. Misture a clara de ovo a uma banana picada. Bata. Deixe agir por 20 minutos nos cabelos molhados. Frequência: uma vez por semana.

Erva-cidreira para acalmar os fios danificados pela química. Faça banhos de chá de erva-cidreira (capim-santo) duas vezes por semana.

Fonte: msn.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s